LASERTERAPIA

É um recurso da fototerapia que vêm sendo amplamente utilizado pela fisioterapia e tem sido administrado com o objetivo de promover melhor resolução de processos inflamatórios, redução da dor, efeito bactericida e fungicida em infecções cutâneas contaminadas, estimulante celular e modulador do tecido conjuntivo na regeneração e na cicatrização, evitar a ocorrência de edema, bem como, preservar tecidos e nervos adjacentes ao local da injúria.
Em relação ao protocolo de irradiação, a utilização pode diferir quanto ao tipo de meio ativador à potência e dose utilizada e, também, quanto ao modo, tempo de irradiação e número de aplicações. O tratamento com laser é um método rápido, eficaz e indolor, podendo ser feito em conjunto com qualquer outro método de tratamento.
Sua atuação é ampla. Pode ser utilizado tanto na área clínica quanto na área esportiva e estética.
Abaixo alguns exemplos das inúmeras indicações:
-
Dor muscular;
-
Tendinites;
-
Dor neuropática;
-
Estimulação da cicatrização de feridas abertas (Úlceras de pressão, pé diabético, etc...);
-
Edemas periarticulares;
-
Pós operatório de cirurgias;
-
Remodelação óssea (fraturas);
-
Acupuntura (Laserpuntura);
-
Mucosites;
-
Herpes;
-
Cicatrização de fissura mamária causada pela amamentação
-
Onicomicoses;
-
Drenagem Linfática;
-
Estimulação do colágeno contra a flacidez de pele, estrias, rugas de expressão, tratamento de manchas na pele;
-
Tratamento de acnes;
Com o laser também podemos empregar a Terapia Fotodinâmica (PDT - PhotoDynamicTherapy), que consiste em um tratamento que emprega uma droga fotossensibilizante e uma fonte de luz para ativar a droga aplicada. Essa droga capta a irradiação de uma luz muito intensa e direcionada para a área a ser tratada, gerando radicais livres somente nas células “doentes” provocando sua destruição.
A Terapia Fotodinâmica está ocupando cada vez mais espaço, sendo também um novo aliado para o tratamento de psoríase, acne, rosácea, micoses fúngicas e destruição de infestações bacterianas em lesões resistentes a tratamentos tradicionais à base de antibióticos.
Fontes: Bashardoust Tajali S, Macdermid JC, Houghton P, Grewal R. Effects of low power laser irradiation on bone healing in animals: a metaanalysis. J Orthop Surg Res. 2010;5:1-13.
Moshkovska T, Mayberry J. It is time to test low level laser therapy in Great Britain. Postgrad Med J. 2005;81(957):436-41.
Bjordal JM, Lopes-Martins RA, Joensen J, Couppe C, Ljunggren AE, Stergioulas A, et al. A systematic review with procedural assessments and meta-analysis of low-level laser therapy in lateral elbow tendinopathy (tennis elbow). BMC Musculoskelet Disord. 2008;29;9:75.